Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Operação Hora Certa

Anac já autuou cinco empresas aéreas por atrasos

Redação Bonde
31 jan 2008 às 09:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou hoje (30) os resultados preliminares da Operação Hora Certa. Anunciada no último dia 16, a fiscalização da qualidade da prestação dos serviços aéreos busca identificar e corrigir as falhas das companhias aéreas que provoquem atrasos nos vôos domésticos.

Segundo a Anac, entre os dias 21 e 29 de janeiro, servidores fiscalizaram toda a frota de aeronaves da OceanAir, além de 65% dos aviões da Varig, 62% da Gol e 50% da TAM. Foram lavrados 12 autos de infração. Cinco para OceanAir, três para a TAM, dois para a Varig, um para a Gol e um para a BRA, cujos vôos fretados ainda estão sendo operados pela OceanAir.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os autos de infração podem resultar em multas de até R$ 10 mil. A empresa, depois de autuada e notificada, tem um prazo para apresentar a defesa, justificando a falha.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


O balanço final da operação extraordinária só será fechado após o carnaval. Até lá, a Anac promete contabilizar e apresentar os resultados parciais da fiscalização. A agência adiantou que outros autos de infração poderão ser aplicados depois que todos os relatórios forem analisados.

Publicidade


O balanço preliminar, no entanto, indica que os vôos com conexões são os mais afetados pelos atrasos. A explicação seria o chamado "efeito cascata": um único vôo com conexão que atrase acaba afetando vários outros.


Outro fator seria, segundo a Anac, a "rígida logística da malha aérea de algumas companhias". Para aproveitar ao máximo suas aeronaves, as companhias trabalham com um tempo de permanência em solo que a agência considera "muito curto". Nesse caso, da mesma forma que os vôos com conexões, os efeitos seriam percebidos em cadeia: quando um avião decola além do horário previsto, acaba gerando reflexos em outros vôos.

Publicidade


Segundo a agência, mesmo que em menor intensidade, outros problemas (documentação dos passageiros e infra-estrutura aeroportuária, por exemplo) contribuem para os atrasos de vôos.


A Anac afirmou que já tomou as medidas necessárias para corrigir os problemas identificados.

As informações são da Agência Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo