Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'Backhauls'

Anatel quer substituir orelhões por banda larga até 2010

Agência Brasil
08 nov 2007 às 21:36

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu nesta quinta-feira (8), em reunião do Conselho Diretor, submeter a consulta pública a proposta que prevê a substituição de 8.461 Postos de Serviços de Telecomunicações (PSTs) ou orelhões por um sistema chamado backhauls, com infra-estrutura de banda larga, em todos os 5.560 municípios brasileiros, o que beneficiará 3.570 municípios sem banda larga.

Os PSTs são conjuntos de instalações de uso coletivo, mantidos pelas concessionárias, que dispõem de pelo menos quatro orelhões e quatro Terminais de Acesso Públicos (TAP), que permitem acesso à internet pela telefonia fixa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A consulta pública, aberta já a partir desta quinta-feira, para recebimento de sugestões da sociedade e de empresas do setor de telecomunicações, ficará disponível no portal da Anatel até o dia 19 de novembro. Após receber as respostas da consulta pública, o governo deverá anunciar sua decisão, em dezembro, após a Anatel criar um esboço de decreto a ser assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Acidente na Indonésia

Família de Juliana Marins aciona Justiça Federal para que seja feita nova autópsia no Brasil

Imagem de destaque
Cerca de 35 mil

Milhares participam da Marcha do Orgulho Gay em Budapeste, apesar da proibição

Imagem de destaque
Várias fraturas

Brasileira morreu pouco depois de queda em vulcão na Indonésia, aponta legista

Imagem de destaque
Conflito no Oriente Médio

Embaixador do Irã no Brasil afirma que país seguirá com enriquecimento de urânio


Segundo o conselheiro da Anatel, o ex-presidente da agência Pedro Jaime Ziller de Araújo, a implementação dos backhauls se dará em duas fases. "Na primeira, prevista para o período de janeiro de 2008 a dezembro de 2010, as concessionárias de telefonia fixa se comprometem a instalar troncos de banda larga até a sede dos municípios. Na segunda fase, de janeiro de 2009 a dezembro de 2010, deverão ser atendidas as demais localidades desses municípios (zona rural)".


Conforme a decisão da Anatel, as empresas operadoras de telefonia fixa ficarão responsáveis apenas pela construção da infra-estrutura da rede de banda larga (o backhaul) e não serão obrigadas a garantir os pontos de acesso, tarefa que será desempenhada por pequenos provedores ou empresas prestadoras do Serviço de Comunicação Multimídia, custeadas pelo governo.

"Como o governo vai levar esses pontos, se vai usar dinheiro do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações), se vai fazer licitação, isso não será mais com a Anatel", disse Ziller de Araújo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas