Os pais da menina britânica Madeleine McCann - que desapareceu em maio em Portugal - receberam quase 350 ligações telefônicas depois de um apelo feito num vídeo gravado para o Natal e transmitido pela televisão britânica.
Na gravação, os pais da menina pediram que qualquer pessoa que tivesse informações ligasse para um número de telefone exclusivo para coletar informações e pistas sobre o caso, coordenado pela agência de investigação contratada pela família.
"Vocês precisam compreender que podem ter a chave para por um fim a todo este desespero e angústia, para nós e para Madeleine", disse Kate McCann na mensagem.
"Nesta época do ano, quando tantas famílias estão reunidas, imploramos pela sua ajuda para nos reunirmos com Madeleine", acrescentou.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Kate e Gerry McCann fizeram a gravação na casa da família em Leicestershire e mostraram imagens de Madeleine abrindo presentes no Natal de 2006.
As 347 novas pistas recebidas pelas ligações telefônicas a respeito do caso de desaparecimento serão investigadas pela agência de detetives espanhola Método 3, contratada pela família, numa operação "pente fino".
"Estamos satisfeitos com as ligações e elas continuam chegando. Cada ligação é muito importante e vamos analisar todas elas com um 'pente fino'", disse Clarence Mitchell, porta-voz da família McCann.
"Não vamos entrar em detalhes, pois se houver alguma informação importante, precisamos tomar providências antes de falar a respeito", acrescentou.
Madeleine McCann, de quatro anos, desapareceu do apartamento onde a família passava as férias na Praia da Luz, em Portugal, no dia 3 de maio.
Mensagem de Natal
A família McCann enviou uma mensagem de Natal para a filha no apelo transmitido pela televisão da Grã-Bretanha. Na mensagem eles afirmavam que o único desejo para o Natal era o retorno da filha.
Falando diretamente com Madeleine, Kate McCann afirmou que "parece improvável que você ouça isso, mas, em todo caso, (...) saiba que amamos você, Madeleine, e sentimos muito a sua falta".
Em uma das imagens da mensagem, Madeleine foi mostrada abrindo um embrulho, que continha a mala rosa que ela levou para a viagem a Portugal em maio.
O casal acredita que a filha ainda está viva e contratou os investigadores particulares da Espanha para procurar por Madeleine.