Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde no Brasil

Apenas 36,4% dos doentes renais recebem tratamento

Bonde, com informações da Agência Câmara
16 set 2003 às 16:15

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Existem no Brasil 165 mil pacientes renais, mas apenas 60 mil recebem tratamento de hemodiálise, que são feitos em 70% dos casos em clínicas particulares porque o Sistema Único de Saúde (SUS) não tem capacidade de atendimento. Os dados são do presidente da Associação Brasileira de Clínicas de Diálise e de Transplante, Washington Luiz Corrêia, que participa de audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família para esclarecer denúncias de cartelização de serviços de hemodiálise no Brasil.

Washington Corrêia nega a existência de cartel no setor e atribuiu as parcerias entre clínicas e empresas fornecedoras de equipamentos e medicamentos à falta de apoio do Governo. Segundo ele, as associações tornaram-se necessárias porque valor do reembolso pago pelo SUS às clínicas é muito pequeno.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


De acordo com o presidente da Associação, no entanto, essas parcerias não afetam a qualidade do atendimento, que tem padrão igualável ao de países desenvolvidos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Washington Corrêia disse também que muitas empresas desse segmento estão fechando porque não conseguiram se adequar às últimas exigências do Governo, como a compra de novos equipamentos e outras regras para seu funcionamento. Corrêia encerrou sua palestra inicial queixando-se de que "as clínicas estão vivendo uma crise sem precedentes".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo