O primeiro-ministro do Reino Unido David Cameron fez nesta quarta-feira (13), por volta das 16h30 (horário local), pronunciamento de despedida do cargo na Downing Street, residência oficial do primeiro-ministro, em Westminster, Londres.
No discurso, Cameron agradeceu as manifestações de apoio que recebeu nos últimos dias e disse que a maior honra de sua vida foi ter sido primeiro-ministro do Reino Unido, "um país que tanto ama".
Após o pronunciamento, Cameron, a mulher e os 3 filhos deixaram a residência em carros oficiais, escoltados pela polícia. David Cameron seguiu para o Palácio de Buckingham onde, por volta das 17h (horário local), terá sua última audiência com a rainha Elizabeth II como primeiro-ministro, e apresentará a sua demissão.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Ainda hoje, Theresa May, a sucessora de David Cameron, tomará posse como primeira-ministra. Ela é a segunda mulher a ocupar o cargo, 26 anos após a saída de Margaret Thatcher do posto.
Theresa May será responsável por conduzir a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), após votação do referendo em que os britânicos decidiram por deixar o bloco europeu.
Durante toda a campanha do referendo, May foi defensora da permanência do Reino Unido na UE, mas afirmou que o resultado do plebiscito deve ser respeitado.