Após cirurigia para a retirada de um pólipo nasal que dificultava sua respiração, na última sexta-feira (04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descansa neste domingo de Carnaval (06), na residência oficial da Granja do Torno, sem agenda prevista. Na sexta-feira (11) Lula viaja para Caruaru e Surubim, em Pernambuco.
A intervenção cirúrgica começou por volta das 20h10 e terminou às 21h20, de acordo com secretário de Imprensa da Presidência da República, Fábio Kerche. O procedimento foi realizado sob anestesia geral, sem registro de intercorrências.
O pólipo retirado tinha cerca de 3 cm de diâmetro e estava localizado na fossa nasal esquerda, que se encontrava totalmente obstruída e, nessa condição, impossibilitada de permitir o fluxo de oxigênio. Não houve necessidade de corte, já que a técnica empregada na cirurgia, a fibroscopia, utiliza como equipamento um conjunto constituído de vídeo, cabo de fibra óptica com câmera digital na extremidade externa, pinça cirúrgica e cânula de aspiração de resíduos, segundo o Incor.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
Os pólipos nasais são massas, tumores pálidos e inchados, geralmente observados nos pacientes que sofrem de rinite alérgica de longa duração. Podem levar a obstrução nasal crônica e a uma redução no olfato. Muitas vezes, os pacientes apresentam infecções de repetição dos seios nasais (sinusites).
Informações da ABr e FolhaPress