As companhias aéreas LAN e Aerolíneas Argentinas e Austral voltaram a suspender os voos que partem dos dois aeroportos de Buenos Aires, na tarde desta terça-feira (26), em consequência das cinzas emitidas pelo vulcão chileno Puyehue Cordón-Caulle no espaço aéreo argentino.
O comunicado foi divulgado pelas empresas em nota oficial à imprensa, informando que estão analisando as condições meteorológicas e retomarão os voos quando as condições de segurança estiverem asseguradas.
De acordo com informações da assessoria de imprensa da Aerolíneas Argentinas e Austral Líneas Aéreas no Brasil, seis voos no total já foram cancelados. Três que sairiam da Argentina para o Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), um para o Salgado Filho (Porto Alegre) e dois para o Antonio Carlos Jobim (Rio. Gol e TAM informaram que suas operações estão dentro do horário previsto. Além dos aeroportos de Buenos Aires, os voos estão suspensos também em Bariloche, Chapelco, Neuquén, Trelew, Viedma e Santa Rosa.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
A previsão é que os voos fiquem suspensos até às 20 horas de, mas o porta-voz da concessionária dos aeroportos locais na Argentina, Aeropuertos 2000, Julio Scaramella, informou que "ainda não há prognósticos para a retomada das operações". Ele citou que "o comitê de crise está avaliando as condições dos ventos e do deslocamento das nuvens vulcânicas" e que a decisão de suspender os voos é de cada linha aérea. (colaborou Wladimir D''Andrade, de São Paulo)