10/08/20
28º/15ºLONDRINA
Igreja Católica

Arquidiocese de NY suspende 4 padres acusados de pedofilia

A Arquidiocese de Nova York suspendeu nesta sexta-feira (18) de suas atividades religiosas quatro sacerdotes acusados de cometer abuso sexual contra menores há décadas. De acordo com o site "Catholic News Service", os padres envolvidos no caso são: Edward Barry, de Hawthorne; William Luciano, de New Rochelle; e James White, de Mamaroneck. O quarto acusado é o monsenhor Edward Weber, diretor do gabinete arquidiocesano dos religiosos. Todos foram colocados em licença administrativa e ficarão temporariamente restritos. "Como é nossa prática, relatamos isso ao Ministério Público", explicou o arcebispo de Nova York, cardeal Timothy Dolan, em cartas enviadas às três paróquias, no último dia 3 de outubro.

Pixabay
Pixabay


Ainda segundo a publicação, investigadores examinaram e avaliaram as alegações e somente depois apresentaram ao Conselho. "Na conclusão de suas deliberações, a diretoria determinará se a alegação foi fundamentada, o que decidirá se [os religiosos] são adequados para retornar ao ministério", diz o texto. Dolan ainda informou que "essa licença não é uma punição", e até o momento "nenhum julgamento foi feito sobre a acusação", justamente por isso todos continuam sendo tratados como inocentes. Por fim, o arcebispo americano concluiu pedindo orações pela suposta vítima, pelos padres e "todos aqueles cujas vidas foram marcadas por abuso sexual onde quer que tenha ocorrido". Desde 2016, a arquidiocese de Nova York criou o chamado Programa Independente de Reconciliação e Compensação, através do qual a Igreja recebe de maneira interna as denúncias e oferece compensações às vítimas. No mês passado, foram pagos US$67 milhões a 338 vítimas de abusos sexuais em casos nos quais houve clérigos ou outros religiosos envolvidos. A Igreja Católica tem enfrentado diversos escândalos de pedofilia nos últimos anos, os quais abalaram sua imagem nos Estados Unidos e outros países, como Chile, Austrália e Irlanda.

No início do ano, o papa Francisco, inclusive, definiu novas regras para combater crimes sexuais por parte do clero, como a obrigação de denunciar casos de abuso às autoridades eclesiásticas.
Ansa Brasil
Continue lendo
Plano de retomada
Londrina: reabertura das áreas de lazer deve ser decidida nos próximos dias
09 AGO 2020 às 21h31
Noroeste do PR
PRF apreende caminhonete abarrotada de cigarros contrabandeados
09 AGO 2020 às 15h06
Luto
Morre mãe de comentarista político de Maringá
09 AGO 2020 às 12h19
Zona norte
Homem encontra ossada enterrada em fundo de vale ocupado em Londrina
09 AGO 2020 às 11h49
Nova Esperança
Motociclista morre ao colidir na traseira de carro que 'cortou' sua passagem em rodovia
09 AGO 2020 às 10h57
Não foi desta vez...
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 11 milhões
09 AGO 2020 às 10h39
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados