Uma extensa programação marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado neste domingo. No Rio de Janeiro, haverá apresentações culturais no Aterro do Flamengo e Enseada de Botafogo, além de atividades previstas ao longo do dia.
A programação começa no Aterro, com uma feira em que diversas organizações não-governamentais (ONGs), organismos internacionais e do governo divulgam ações e projetos sociais. A partir das 16 horas, um show movimentará a praia de Botafogo, com abertura do ministro da Cultura, Gilberto Gil.
Com o tema Direitos Humanos: Iguais na Diferença, o espetáculo contará com a participação de Fernanda Abreu, Daniela Mercury, Elza Soares e Gabriel, o Pensador. Grupos como Olodum e Velha Guarda do Samba também têm presença confirmada.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Além das apresentações musicais, diversas personalidades que promovem direitos humanos terão depoimentos exibidos em telões, como o médico Dráuzio Varela, o psicanalista Jurandir Freire, os cantores Chico Buarque e Caetano Veloso, o líder homossexual Cláudio Nascimento e a ativista Jurema Werneck, da ONG Crioula, que luta pela igualdade racial.
Os eventos são promovidos pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, com apoio da Petrobras, do Ministério da Cultura, de entidades privadas e de movimentos sociais. Ao longo da semana, a SEDH promoverá mais atividades.
Agência Brasil