Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Por militar norte-americano

Assassinatos de 16 afegãos levam Obama a se desculpar

Agência Brasil
12 mar 2012 às 13:32

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu desculpas ontem (11) pelo assassinato de 16 civis afegãos, entre eles nove crianças. Obama conversou por telefone com o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, para pedir desculpas, dar condolências e manifestar tristeza pelas mortes. Todos foram mortos quando um soldado disparou à noite em uma vila na região de Candahar.

A assessoria de Obama informou que, no telefonema para Karzai, ele disse que o incidente é trágico e chocante e não representa o caráter excepcional de militares norte-americanos e o respeito que os Estados Unidos têm pelo povo do Afeganistão.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O nome do soldado não foi revelado. De acordo com informações preliminares, ele sofreu um colapso nervoso. Depois de atirar contra as pessoas, o militar retornou à base e se entregou. Na conversa com Karzai, Obama prometeu levar à Justiça qualquer responsável pelo incidente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, disse que ficou "profundamente entristecido" ao saber do incidente. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) informou que investigará o caso em cooperação com as autoridades afegãs.


Testemunhas disseram que moradores dos arredores de Panjwai protestaram em frente à base norte-americana. A Embaixada dos Estados Unidos no Afeganistão emitiu nota, na qual recomenda que os norte-americanos evitem viajar para a região.

O episódio pode afetar ainda mais a imagem dos soldados norte-americanos no Afeganistão. No mês passado, tropas do país queimaram várias cópias do Corão, o livro sagrado do Islã. Militares informaram que os livros foram queimados por engano. Uma série de protestos, devido ao episódio, deixou 30 mortos, entre eles seis soldados norte-americanos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo