Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Recomendações

Atividades leves do dia-a-dia 'não contam como exercício'

BBC Brasil
17 ago 2007 às 17:55

Compartilhar notícia

Corrida conta como atividade vigorosa - Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Organizações americanas de esportes e saúde lançaram novas recomendações sobre as atividades físicas que devem ser seguidas por adultos entre 18 e 65 anos para que se obtenha um estilo de vida saudável.

O American College of Sports Medicine e a American Heart Association dizem que o objetivo do documento é oferecer informações mais claras e abrangentes sobre o tipo e freqüência dos exercícios recomendados.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Fazer atividades aeróbicas moderadas cinco vezes por semana por pelo menos meia hora ou atividades mais intensas, como correr, três vezes por semana, por 20 minutos, seriam o suficiente para promover uma saúde melhor.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes


As instituições afirmam que é possível acumular períodos mais curtos de exercício até chegar a 30 minutos por dia, mas esclarecem que uma rápida caminhada até o carro ou subir poucos lances de escada não contam para o objetivo final.

Publicidade


Segundo os especialistas, a mensagem de que exercícios leves também fazem bem à saúde está sendo mal interpretada por algumas pessoas e pode levá-las a fazer menos atividade física do que precisam para se manter saudáveis.


Tempo mínimo - Para poder ser incluído na meta de meia hora por dia, o exercício precisa durar pelo menos 10 minutos seguidos, numa intensidade constante. Nesse caso, atividades como jardinagem, caminhadas em bom ritmo e carpintaria podem fazer parte do programa.

Publicidade


A nova recomendação também indica a realização de exercícios de musculação pelo menos duas vezes por semana como complemento às atividades aeróbicas.


Segundo as organizações americanas, seguir este programa mínimo reduz o risco de doenças crônicas e morte prematura.

Publicidade


Polêmica - Há controvérsia sobre o tipo e a duração ideais do exercício feito com o objetivo de melhorar a saúde.


A Organização Mundial de Saúde recomenda 30 minutos de exercício leve todos os dias como forma de manter um mínimo de boa forma.


Já um estudo recente da Queen's University, em Belfast, na Irlanda do Norte, concluiu que pessoas que andam por meia hora apenas três vezes por semana alcançam resultados parecidos em termos de forma física e de pressão arterial que aquelas que caminham cinco vezes por semana.

Mas os especialistas alertam que todas as recomendações valem apenas para pessoas saudáveis. Obesos, idosos e mulheres grávidas precisam seguir outros parâmetros para manter a forma.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo