Um levantamento do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) divulgado nesta quinta-feira (17), aponta que os atropelamentos são a terceira principal causa de morte entre crianças e adolescentes brasileiros entre 5 a 14 anos de idade. Os atropelamentos são responsáveis por 8,8% dessas mortes. As informações são da Folha Online.
Segundo o próprio Seade, nesta faixa etária, a primeira causa de morte são quedas com traumatismos e a segunda, queimaduras e afogamentos.
O risco de morrer em decorrência de um atropelamento volta a aumentar na terceira idade. Conforme o levantamento, o risco de morrer atropelado sobe --para homens e mulheres-- a partir dos 50 anos. Isso ocorre devido às diversas patologias que decorrem do envelhecimento.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
Entre mulheres com menos de 50 anos, por exemplo, houve apenas 5 casos de morte por atropelamento em cada grupo de 100 mil, em 2005. Já entre mulheres com 70 anos ou mais, o número quase dobra.
Entre os males citados estão a catarata e a retinoplastia diabética, que prejudicam a visão; a perda de capacidade auditiva, que perturba a atenção aos alertas dados por motoristas, por exemplo; e a perda da força muscular, que diminui a agilidade e dificulta a travessia de vias movimentadas.