Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aumenta a população indígena no Brasil

Denise Ângelo - Folha de Londrina
19 abr 2002 às 08:31

Compartilhar notícia

- Índios xavantes em Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 1991 apontava uma população brasileira de 294.148 índios. A tabulação da pesquisa feita em 2000 ainda não foi concluída, mas especialistas garantem que a população indígena no Brasil está crescendo. No Paraná, um levantamento feito no ano passado aponta a existência de 10.200 índios. Eles estão distribuídos por 17 aldeias regularizadas e seis em processo de regularização. No total, ocupam uma área de 85 mil hectares. Mas certamente têm direito a muito mais terra.

Segundo o procurador federal da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Curitiba, Derli Cardozo Fiuza, a questão fundiária no Paraná foi um dos grandes crimes cometidos contra o povo indígena. Em 1949, um acordo entre Estado e União reduziu as áreas das reservas indígenas. Na Reserva de Queimadas, município de Ortigueira, por exemplo, a demarcação original da reserva, feita em 1915, garantia aos caingangues mais de 26 mil hectares. Mas o acordo de 1949 reduziu essa área para pouco mais de 3,8 mil hectares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Os índios foram atrás dos seus direitos e no ano passado conseguiram, no Tribunal Regional Federal, a reintegração da área. Segundo o procurador federal, a decisão agora se transformou num problema para a Funai. ‘Estamos começando o processo de reintegração. Já pedimos a formação de uma comissão técnica a Brasília para fazer o levantamento de quem são as pessoas que estão ocupando essas áreas agora’, explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

» Leia mais na Folha de Londrina desta sexta-feira.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo