Alunos com deficiências auditivas, visuais, físicas, mentais e superdotados estão cada vez mais integrados às escolas comuns, não destinadas ao atendimento de portadores de necessidades especiais. No último ano, o crescimento de alunos matriculados no ensino convencional foi de mais de 30%.
Dados do Censo Escolar de 2003 (MEC/INEP) registram que 28,7% dos portadores de necessidades já estão nas escolas convencionais, enquanto 71,3% continuam nas escolas e classes especiais. Em 2002, eram 24,7% contra 75,3%.
Segundo o coordenador de Educação Especial do Ministério da Educação, José Rafael Miranda, a inclusão dos alunos nas classes convencionais é positiva. "É um grande avanço. À medida que o governo faz investimentos para que a escola receba esses alunos, a sociedade toma conhecimento da inclusão educacional", comentou em entrevista ao canal NBr, do Sistema Radiobrás.
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Ele destacou que a inclusão educacional dos alunos portadores de necessidades especiais depende de vários fatores, o principal deles é o treinamento de professores e estudantes para receberem e ajudarem os portadores de deficiências ou superdotação.
Informações da ABr