A romancista e poeta austríaca Elfriede Jelinek recebeu nesta quinta-feira (07) o Prêmio Nobel de Literatura da Academia Sueca de Estocolmo. Nascida em Murzzuschlag, na província austríaca de Stryia, em 1946, fez sua estréia literária em 1967, e foi premiada pelo "fluxo musical de vozes e contra-vozes em seus romances e dramas que revelam o absurdo dos clichês da sociedade e seu poder dominador", explicou a academia.
Entre as suas publicações figura "A Professora de Piano", obra adaptada ao cinema em 2001 por Michael Haneke, com a atriz Isabelle Huppert no papel principal, que gerou várias críticas em todos os paises que foi exibido. A obra conta a história de uma professora que tem uma relação sadomasoquista com um aluno.
Desde 1996, uma mulher não recebe o prêmio de Literatura, dado, naquele ano, à polonesa Wislawa Szymborska. Apenas nove mulheres receberam o prêmio de literatura desde sua fundação, em 1901.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
O prêmio de US$ 1,3 milhão de dólares será entregue no dia do aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel (1833-1896), em 10 de dezembro.