Dois psiquiatras noruegueses serão responsáveis por conduzir a avaliação de Anders Behring Breivik, autor confesso dos ataques ocorridos sexta-feira (22) na Noruega, para determinar se ele é ou não imputável. A informação foi divulgada nesta sexta (29) pela polícia norueguesa.
Os dois especialistas deverão apresentar o relatório até dia 1° de novembro, informou o procurador da polícia, Paal-Fredrik Hjort Kraby, durante uma coletiva de imprensa.
Breivik, que reconheceu a autoria dos ataques que fizeram 76 mortos, está sendo submetido a um segundo interrogatório no quartel-general da polícia de Oslo, indicou Hjort Kraby. Segundo ele, Breivik não será, a princípio, confrontado hoje com informações recolhidas durante a investigação policial.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
"Estamos revendo o primeiro interrogatório, que foi bastante longo e resultou em mais de 50 páginas. Queremos saber se ele mantém o que disse e se não haverá contestação. Isso irá ficar para um próximo interrogatório", disse o procurador, acrescentando que Breivik mantém a atitude fria e distante que assumiu desde que foi detido.
O próximo interrogatório será semana que vem em data ainda não revelada pela polícia.