Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Queda do presidente

Avião da FAB é impedido de pousar no Equador

Caroline Vicentini - Folha News
22 abr 2005 às 09:37

Compartilhar notícia

AFP
siga o Bonde no Google News!

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) aguarda em Porto Velho (RO) a permissão das autoridades equatorianas para pousar na capital Quito. O avião foi impedido de pousar no Equador na madrugada de hoje para buscar o presidente deposto na última quarta-feira (20), Lucio Gutiérrez.

A aeronave, que saiu de Rio Branco (AC) no início da tarde de quinta-feira (21), não teve autorização das autoridades do Equador para pousar e retornou de madrugada para o Brasil e aguarda uma nova ordem para decolar.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


A população de Quito faz guarda nos arredores da Embaixada e pede para que o presidente Lula não dê asilo político a Gutiérrez. Também já se fala em boicote ao comércio brasileiro, como forma de protestar contra a ajuda do Brasil ao presidente deposto.


Desde dezembro o Equador vive uma crise política e administrativa por conta de medidas tomadas pelo presidente deposto. Gutiérrez se tornou muito impopular depois de ter reestruturado a Suprema Corte, em dezembro de 2004. Depois da reestruturação, a Corte invalidou julgamentos contra o ex-presidente Abdallah Bucaram, acusado de corrupção. Segundo uma pesquisa realizada no fim de semana passado, 80% dos equatorianos desejavam a renúncia de Gutiérrez.


As manifestações exigindo seu afastamento eram cada vez maiores, principalmente em Quito. A gota d'água que provocou sua queda foi a repressão violenta de um protesto que reuniu entre 30 mil e 50 mil pessoas, em maioria estudantes, na noite de terça-feira: 143 pessoas foram asfixiadas, 54 sofreram contusões e duas morreram (um fotógrafo chileno vítima dos gases lacrimogêneos e uma mulher atropelada por um caminhão).


Histórico de deposições


A queda do presidente no Equador é um fato recorrente na história recente do país. Lucio Gutiérrez foi o terceiro chefe de Estado em menos de dez anos a ser deposto do poder sem completar o mandato.


Ele assumiu a presidência em 2000, depois de liderar uma revolta popular com o apoio de indígenas e camponeses que conseguiram tirar do poder o então presidente Jamil Mahuad. Em 1997, o ex-presidente Abdalá Bucaram também foi deposto seis meses antes de terminar o mandato depois de sofrer impeachment do Congresso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Fonte: Terra e Bondenews


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas