A equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP, foi a campeã pela Classe Aberta na SAE - Aerodesign East Competition, competição estudantil realizada nos dias 4, 5 e 6 deste mês, em Forth Worth, no estado do Texas, nos Estados Unidos.
Além de conquistar o primeiro lugar na classificação geral da Competição e se sagrar bicampeã internacional na categoria, a equipe do interior paulista, cujo avião pesa apenas 5 quilos, ganhou troféus de Maior Peso Carregado (19,2 quilos) e de Projeto Mais Inovador. Pela Classe Regular, a equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá, ficou com a terceira colocação e ainda recebeu duas menções honrosas: Melhor Trajetória de Vôo e Maior Peso Carregado da categoria (14,2 quilos).
Ao ganhar menção honrosa de Maior Peso Carregado, a equipe Uirá recebeu o troféu Itinerante, prêmio que pelo terceiro ano consecutivo é concedido para uma equipe brasileira. O troféu percorre o mundo e é reservado à Classe Regular. Além das equipes EESC-USP e Uirá, o Brasil foi representado pela equipe Keep Flying, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), na Classe Regular, que ficou em oitavo lugar na classificação da Competição. A Competição reuniu 62 equipes, em três categorias (Open Class, Regular Class e Micro Class), de vários países das Américas e Europa.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
As três equipes brasileiras ganharam o direito de disputar a Competição norte-americana após conquistarem as melhores pontuações na VIII Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada em setembro de 2006, no CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos, SP.
Brilhante histórico - Esta não é a primeira vez que o Brasil se destaca na Competição internacional. Ano passado, a equipe ALE-UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais, e a equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlândia, foram respectivamente campeã e vice na Classe Regular. Em 2005 e 2002, a competição também teve como campeãs na mesma categoria equipes brasileiras. Na Classe Aberta, em 2006, a equipe EESC-USP OPEN, também da Escola de Engenharia de São Carlos da USP foi, pela primeira vez, a melhor colocada; e em 2004, a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estreou as boas colocações brasileiras na Competição, quando garantiu o terceiro lugar na categoria.