O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Haroldo Lima, anunciou hoje (14) que a Petrobras descobriu um "megacampo" de petróleo e gás na Bacia de Santos, no Rio de Janeiro. "É a maior descoberta dos últimos 30 anos no mercado de petróleo e este campo seria o terceiro maior do mundo", disse Haroldo Lima.
Segundo Lima, o Campo Carioca fica perto do Campo de Tupy descoberto no ano passado. De acordo Lima, as reservas do novo campo são estimadas em 33 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás associados), enquanto as reservas do campo de Tupy são estimadas de 5 a 8 bilhões de barris.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Bolsa de Valores
O desempenho das ações da Petrobras impediu uma queda brusca da Bovespa. As ações da Petrobras fecharam em alta de 7,68%. A Bolsa de São Paulo fechou o dia com leve baixa de 0,69%.
Pessimismo
A divulgação, pelo presidente da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, foi recebida com cautela por especialistas, consultores e técnicos do setor. "Acho que foi totalmente extemporânea esta divulgação. A ANP se antecipou", comentou o geólogo e professor da UFRJ Giuseppe Bacoccolli. Em sua opinião, a perfuração de apenas um poço no local não permitiria tecnicamente uma afirmação contundente a respeito do volume de óleo encontrado em uma área.
Para o secretário executivo da Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo (ABPIP), Paulo Guimarães, há o temor de que as revelações de descobertas em águas ultraprofundas (na camada de pré-sal) atrasem futuras licitações. "É preciso que haja uma continuidade no processo, especialmente nas áreas terrestres, onde está sendo atraído o capital do pequeno investidor e que não tem nada com isso", disse.