Ao que tudo indica o feriado não vai ser nada bom para quem pretende viajar de avião. Um balanço da Infraero divulgado no fim da tarde desta sexta-feira (27) aponta atrasos em 31,8% dos vôos em todo o País. Dos 1.369 pousos e decolagens programados entre a meia-noite e as 18h, 436 estavam pelo menos uma hora fora do horário. Outros 37, ou 2,7%, foram cancelados. Os aeroportos mais prejudicados foram os de São Paulo e Rio de Janeiro, onde o mau tempo dificultou as operações.
Em Congonhas (SP), o terminal mais movimentado do Brasil, dos 241 vôos, 85 (35,3%) atrasaram e dois foram cancelados. Também em São Paulo, o aeroporto de Guarulhos registrou 70 aeronaves fora do horário, o que equivale a 45,2% dos 155 vôos programados para o dia. Quatro foram cancelados.
No Rio, o Galeão teve atrasos em 25 dos 124 vôos, o que equivale a 20,2%, e quatro foram cancelados. O aeroporto recebeu três aeronaves que eram destinadas ao terminal Santos Dumont, mas este ficou fechado durante a tarde por causa da chuva.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, teve 73% dos seus vôos com atraso até às 14 horas. Das 6h até as 14h eram previstas 61 operações, das quais 45 sofreram algum tido de atraso. Ainda de acordo com dados da Infraero, 14 vôos tiveram atraso superior a uma hora e 31 saíram com atraso entre 15 minutos e uma hora. A causa seria o mau tempo associado com o fechamento do aeroporto de Congonhas, que teria causado um atraso em cadeia.