O frio é um dos maiores inimigos da caspa. Nessa época, as pessoas tendem a tomar banhos mais quentes e demorados, o que ajuda a proliferação daqueles indesejáveis pontinhos brancos que se destacam na cabeça e nas roupas de cores escuras.
A caspa é uma inflamação crônica da pele que aparece em indivíduos geneticamente predispostos. Os dermatologistas e terapeutas capilares dizem que esse é um procedimento normal de descamação do couro cabeludo.
Os especialistas alertam que, nesta época do ano, a tendência é piorar o problema caso algumas precauções não sejam adotadas. ''O ideal é tomar banho em torno de 20 graus, do morno para frio, mesmo no inverno'', ensina a terapeuta capilar, Patrícia Maciel. Ela explica que um dos erros mais comuns nesta época é deixar de lavar o cabelo todos os dias.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
A terapeuta capilar ensina que lavar o cabelo à noite e dormir com ele molhado também é ruim pois a umidade cria um ambiente propício para o fungo responsável pela caspa.
Os especialistas também recomendam aos pacientes evitar o uso prolongado de gorros e bonés, que também ajudam a piorar o problema por conta da umidade.
Apesar de não ter cura, a caspa pode ser controlada.
>> Leia a reportagem completa na Folha de Londrina.