Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diplomacia internacional

Barack Obama ganha prêmio Nobel da Paz

BBC Brasil
09 out 2009 às 09:23

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, foi anunciado nesta sexta-feira (9) como vencedor do prêmio Nobel da Paz.

Segundo o comitê no Nobel, Obama receberá o prêmio "por seus esforços extraordinários para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O comitê ressaltou os esforços de Obama para fortalecer organismos internacionais e promover o desarmamento nuclear.

Leia mais:

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis

Imagem de destaque
Justin Welby

Chefe da Igreja Anglicana renuncia em meio a escândalo sobre abusador infantil


Neste ano, houve um número recorde de 205 indicados para o Nobel da Paz. Entre os outros nomes cogitados para o prêmio estavam o ex-líder da oposição e premiê do Zimbábue Morgan Tsvangirai, o dissidente chinês Hu Jia, a ex-refém e ativista colombiana Ingrid Betancourt e a negociadora colombiana Piedad Cordoba.

Publicidade


Diplomacia


"Apenas muito raramente uma pessoa capturou na mesma medida que Obama a atenção do mundo e deu a seu povo esperança de um futuro melhor", disse o comitê em um comunicado.

Publicidade


"Sua diplomacia está fundada no conceito de que os que liderarão o mundo devem fazer isso com base em valores e atitudes que são compartilhados pela maioria da população mundial."


O comunicado disse ainda que o presidente americano "criou um novo clima na política internacional".

Publicidade


"A diplomacia multilateral ganhou novamente uma posição central, com ênfase no papel que as Nações Unidas e outras instituições internacionais podem ter", disse.


O comitê disse ainda que os Estados Unidos estão agora tendo um papel mais construtivo em enfrentar os "enormes desafios climáticos" que ameaçam o mundo, e que a democracia e os direitos humanos serão fortalecidos.

Publicidade


Perguntado porque o prêmio foi dado a Obama menos de um ano depois que assumiu o cargo, o presidente do comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland disse que o comitê queria "apoiar o que ele está tentando atingir".


No ano passado, o prêmio Nobel da Paz foi entregue ao ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari, que esteve envolvido em várias negociações de conflitos, como os de Kosovo e do Iraque.


Em 2007, o prêmio foi para ex-vice-presidente americano e ativista Al Gore, juntamente com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. Já em 2006 o escolhido foi o bengalês Muhammad Yunus, pioneiro na implementação do microcrédito para pessoas em extrema pobreza (2006).

O vencedor do Nobel da Paz – escolhido por um comitê formado por cinco membros – ganha uma medalha de ouro, um diploma e um prêmio em dinheiro de 10 milhões de coroas suecas - o equivalente a cerca de R$ 2,5 milhões.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo