Ucrânia, China, Estados Unidos e Rússia participarão da nova fase do Centro de Lançamento de Satélites de Alcântara, no Maranhão. A informação foi dada pelo novo presidente da Agência Espacial Brasileira, professor Sérgio Gaudenzi, em entrevista ao programa "Revista Amazônia", da Rádio Nacional da Amazônia.
Ele garantiu que em breve começará a retirada do que restou na base após a explosão ocorrida em 22 de agosto do ano passado, quando morreram 21 funcionários civis. O primeiro lançamento da nova fase está previsto para 2006, por meio de um VLS (Veículo de Lançamento de Satélite) com capacidade para "carga mais leve".
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
O lançamento de um satélite "mais pesado e dirigido a órbita mais alta", segundo Gaudenzi, deverá ocorrer "por volta de 2008". Já foi assinado convênio entre o Brasil e a Ucrânia que aguarda ratificação pelo Congresso dos dois países.
ABr