O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se prepara para acabar com o pagamento de benefícios para aposentados e pensionistas feito diretamente na boca do caixa dos bancos.
Portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira determina que os benefícios a partir de R$ 720 concedidos a partir de 1º de julho serão pagos exclusivamente por meio de depósito em conta corrente. Ficarão de fora os beneficiários do auxílio-doença.
A portaria também atinge 1,5 milhão do total de 21,4 milhões de aposentados e pensionistas do INSS. São os segurados que tiveram seus benefícios concedidos até 30 de junho - iguais ou superiores a R$ 720 - que terão 180 dias para se enquadrar na nova regra.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Segundo a Previdência, esses pensionistas e aposentados recebem seus benefícios hoje por meio do cartão individual, que permite o saque nos terminais, caixas de atendimento e outros meios.
A partir de 1º de janeiro de 2004, essas pessoas só poderão receber seus benefícios por meio de depósito em conta corrente.
Do total de segurados do INSS, 80,36% (17,2 milhões) recebem o benefício por meio do cartão magnético pessoal. Segundo a Previdência, 3,9 milhões já recebem o benefício por meio de depósito em conta corrente.