Mundo

Berlusconi vence eleições e prevê 'meses difíceis

31 dez 1969 às 21:33

O líder da direita italiana, Silvio Berlusconi, proclamou hoje à noite (14) sua vitória nas eleições legislativas de domingo e segunda-feira, e declarou aos italianos que "meses difíceis" virão, em entrevista ao canal de TV estatal RAI.
Berlusconi será premiê da Itália pela terceira vez.

Derrotado


O líder do Partido Democrata italiano, Walter Vendroni, reconheceu a vitória da direita liderada pelo magnata da comunicação Silvio Berlusconi nas eleições legislativas deste domingo e segunda-feira.


A coalizão de Berlusconi obterá a maioria absoluta no Senado e na Câmara dos Deputados, segundo projeções dos institutos de pesquisa nesta segunda-feira e os primeiros resultados parciais. "Como é habitual em todas as democracias ocidentais, liguei para Berlusconi para felicitá-lo e desejar-lhe um bom trabalho", declarou Veltroni.


Resultados parciais


De acordo com resultados do Ministério do Interior relativos a cerca de 20% dos centros de votação, a coalizão de direita liderada por Berlusconi obteve 45,47% dos votos no Senado contra 40,16% da centro-esquerda de Walter Veltroni, ex-prefeito de Roma.

Segundo uma projeção de número de cadeiras no Senado feita pelo Instituto Piepoli, a direita obteve a maioria absoluta - 164 de 315 - votação crucial realizada no domingo e nesta segunda-feira, já que o controle desta câmara é indispensável para o governo. A direita também é considerada vencedora com 8,8 pontos de vantagem na Câmara dos Deputados, segundo o instituto Ipsos para a Mediaset.


Continue lendo