A torre do Big Ben, em Londres, está se inclinando para um lado e poderá ficar instável no futuro, segundo um relatório encomendado pela Transport for London, empresa de transportes londrina. Segundo o estudo, a torre apresenta uma inclinação de 0,26 graus para a direção noroeste, o que, no ponto mais alto da torre, causa um desalinhamento de um metro. Por comparação, a inclinação da Torre de Pisa, na Itália, atualmente está em torno dos 5,5 graus.
A torre que abriga o relógio e o sino conhecido como Big Ben poderá ficar instável dentro de alguns milhares de anos, de acordo com o documento.
A inclinação foi descoberta quando a Transport for London encomendou o relatório para os trabalhos de expansão da linha Jubilee do metrô, que passa embaixo do prédio do Parlamento britânico, área onde fica o Big Ben. Não há provas de que as obras do metrô tenham causado a inclinação.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
"Estamos monitorando desde 1999, então temos dados muito bons", disse à BBC Mike McCann, que faz a manutenção do relógio. "Nosso especialista acredita que serão necessários entre quatro e dez mil anos antes que isto (a inclinação) se transforme em um problema", acrescentou.
"Por enquanto, ainda não é importante, mas precisamos ficar de olho." Os especialistas ainda não sabem qual é a causa da inclinação, mas uma teoria é que a argila sobre a qual a torre foi construída está secando.
"Não há prova real da causa (da inclinação). Mas (a torre) foi construída sobre a argila de Londres e (a argila) pode secar e isto pode causar a movimentação", disse McCann.