Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
São Francisco

Bispo retoma greve de fome contra transposição de rio

Agência Brasil
27 nov 2007 às 19:09
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O bispo da Diocese de Barra (BA) Dom Frei Luiz Flávio Cappio retomou hoje (27) pela manhã a greve de fome como protesto à transposição do Rio São Francisco. O ato teve início às 11 horas na cidade de Sobradinho (BA), onde o bispo deve permanecer.

O primeiro jejum ocorreu há pouco mais de dois anos, quando Dom Frei Cappio passou 11 dias em greve de fome na cidade de Cabrobó (PE). Entre os argumentos para reiniciar o protesto está o compromisso firmado pelo bispo com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acordo, feito em outubro de 2005, previa a abertura, por parte do governo, para diálogo com a sociedade civil sobre alternativas para o desenvolvimento sustentável do semi-árido brasileiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
Voltou atrás na decisão

Hugh Jackman diz que não era certo largar Wolverine e volta em novo 'Deadpool'

Imagem de destaque
Confira a lista de indicados

Emmy indica 'Xógun', 'Bebê Rena' e 'O Urso', que bate recorde em comédia

Imagem de destaque
Tentativa de homicídio

Lula diz que violência é abominável, mas Trump vai tentar tirar proveito de atentado

Imagem de destaque
Confusão

Caos na Copa América gera pressão da Fifa em Miami sobre Mundial de Clubes


Dom Frei Cappio anunciou o novo jejum por meio de uma carta, entregue ao presidente Lula por Dom Tomáz Balduíno, em Brasília. "O senhor não cumpriu sua palavra. O senhor não honrou o nosso compromisso. Enganou a mim e a toda a sociedade brasileira", afirma Cappio, na carta.

Publicidade


O bispo garante que já existem propostas concretas para garantir o abastecimento de água para toda a população do semi-árido, por meio de ações previstas no Atlas do Nordeste, apresentadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), além de ações desenvolvidas pela Articulação do Semi-Árido (ASA).


Cappio destacou também que, em fevereiro deste ano, protocolou um documento solicitando a reabertura e a continuidade do diálogo com o governo. Em resposta, afirmou, recebeu a notícia do início das obras de transposição pelo Exército.

A condição proposta pelo bispo para suspender a greve de fome é a retirada do Exército do eixo norte e leste da região do Rio São Francisco. Ele pede ainda o arquivamento definitivo do projeto de transposição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade