Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
São Francisco

Bispo retoma greve de fome contra transposição de rio

Agência Brasil
27 nov 2007 às 19:09
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O bispo da Diocese de Barra (BA) Dom Frei Luiz Flávio Cappio retomou hoje (27) pela manhã a greve de fome como protesto à transposição do Rio São Francisco. O ato teve início às 11 horas na cidade de Sobradinho (BA), onde o bispo deve permanecer.

O primeiro jejum ocorreu há pouco mais de dois anos, quando Dom Frei Cappio passou 11 dias em greve de fome na cidade de Cabrobó (PE). Entre os argumentos para reiniciar o protesto está o compromisso firmado pelo bispo com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O acordo, feito em outubro de 2005, previa a abertura, por parte do governo, para diálogo com a sociedade civil sobre alternativas para o desenvolvimento sustentável do semi-árido brasileiro.

Leia mais:

Imagem de destaque
229 cidadãos

Primeiro voo com repatriados do Líbano pousa no Brasil

Imagem de destaque
Há 66 milhões de anos

Queda de asteroide que pôs fim aos dinossauros levou formigas a cultivar fungos

Imagem de destaque
Guilherme Rosas

RBD chega a acordo com ex-empresário de R$ 25 milhões após batalha judicial

Imagem de destaque
Guia Internacional

11 azeites brasileiros estão entre os melhores do mundo no guia Flos Olei


Dom Frei Cappio anunciou o novo jejum por meio de uma carta, entregue ao presidente Lula por Dom Tomáz Balduíno, em Brasília. "O senhor não cumpriu sua palavra. O senhor não honrou o nosso compromisso. Enganou a mim e a toda a sociedade brasileira", afirma Cappio, na carta.

Publicidade


O bispo garante que já existem propostas concretas para garantir o abastecimento de água para toda a população do semi-árido, por meio de ações previstas no Atlas do Nordeste, apresentadas pela Agência Nacional de Águas (ANA), além de ações desenvolvidas pela Articulação do Semi-Árido (ASA).


Cappio destacou também que, em fevereiro deste ano, protocolou um documento solicitando a reabertura e a continuidade do diálogo com o governo. Em resposta, afirmou, recebeu a notícia do início das obras de transposição pelo Exército.

A condição proposta pelo bispo para suspender a greve de fome é a retirada do Exército do eixo norte e leste da região do Rio São Francisco. Ele pede ainda o arquivamento definitivo do projeto de transposição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo