A análise do gravador de dados da caixa-preta do Boeing 737-800 da Gol feita por peritos canadenses e da Aeronáutica constatou que a aeronave começou a se desintegrar, durante a queda, somente quando estava a 6 mil pés (1.824 metros) de altitude. Quando chocou-se com o Legacy, o Boeing, no qual morreram 154 pessoas, estava voando a 37 mil pés (11.248 metros). Os sete ocupantes do jato saíram ilesos. O acidente ocorreu no dia 29 de setembro. O avião caiu no norte do Mato Grosso, na selva amazônica, divisa com o Pará.
Os resultados preliminares da perícia, com base na análise dos destroços, indicam ainda que o winglet do Legacy (ponta da asa voltada para cima) apenas "riscou" a estrutura do avião, mas a velocidade e a pressão do ar sobre as asas do Boeing ampliaram o tamanho do estrago.
O ministro da Defesa, Waldir Pires, afirmou nesta quinta-feira (19) que a transcrição das caixas-pretas dos aviões que colidiram no norte de Mato Grosso no último dia 29 de setembro ainda não traz informações conclusivas. As informações são da Agência Brasil.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
"As investigações carecem de um esforço para chegarem a conclusões. É preciso analisar ainda questões relacionadas a outros equipamentos e a fatores humanos", explicou.
De acordo com o ministro, os registros das caixas-pretas confirmam que o transponder do jato Legacy não estava funcionando. O transponder é um equipamento que atua em conjunto com o mecanismo TCAS (Traffic Alert and Collision Avoidance System), que evita colisões no ar. Se os transponders do Boeing e do Legacy estivessem funcionando corretamente, o choque entre não teria ocorrido.
O delegado da Polícia Federal que investiga o acidente com o Boeing 737-800 da Gol, Renato Sayão, ouve neste momento o diretor técnico da Embraer, Sérgio Mourão. A empresa brasileira é fabricante do jato Legacy .