A BRA Transportes Aéreos S/A solicitou nesta terça-feira (6) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a suspensão temporária de todos os seus vôos domésticos e internacionais já a partir desta quarta-feira (7).
A assessoria da empresa informou que já enviou o aviso prévio de demissão a todos os seus 1.100 funcionários. Ainda segundo a assessoria de imprensa não há informações sobre como será paga a rescisão de contrato dos colaboradores.
De acordo com informações da assessoria, fornecidas ao G1, os consumidores que compraram passagens da BRA com data a partir do dia 7 serão reacomodados em outras companhias aéreas ou reembolsados. A empresa não informou quantas passagens emitidas estão sujeitas a reembolso.
Leia mais:
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
A empresa divulgou um número de telefone para atender os passageiros com bilhetes suspensos: (11) 3583-0122. Segundo a empresa, passagens para vôos com data desta terça poderão ser usadas normalmente.
A presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziela Baggio, disse esperar que as autoridades façam valer o Código Brasileiro de Aeronáutica, que prevê uma intervenção na companhia com o objetivo de manter as operações da empresa e evitar que passageiros e funcionários sejam prejudicados.
A companhia aérea atribui o encerramento de suas atividades a problemas operacionais, motivados principalmente por serviços de manutenção não-programados. Segundo a BRA, houve também atraso no recebimento de duas novas aeronaves adquiridas recentemente. A empresa tem uma frota de 10 aeronaves, porém apenas seis estão em operação.
A empresa também confirmou que a anulação dos vôos se dá por problemas financeiros. A assessoria da companhia afirmou que os investidores da companhia estão "buscando novos aportes financeiros junto aos seus acionistas".