Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entorpecentes

Brasil adotará oito medidas do CICAD para o controle de drogas

Redação - Bonde
20 fev 2003 às 15:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O secretário Nacional Antidrogas, Paulo Roberto Uchôa, anunciou nesta quinta-feira, durante apresentação do relatório de avaliação do progresso do controle de drogas 2001-2202, no Itamaraty, que o Brasil pretende cumprir oito recomendações apresentadas no relatório para o fortalecimento institucional, para a redução da demanda e para a redução da oferta de drogas.

Essas recomendações são feitas pela Comissão Interamericana para o Controle de Drogas (CICAD), um órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), criado em 1986, no qual 34 Estados-membros intercambiam idéias e experiências e, também, avaliam políticas e estratégias sobre o problema das drogas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entre as recomendações apresentadas pela CICAD, está a realização de estudos epidemiológicos atualizados dirigidos a crianças de rua. Uchôa garantiu que, nesse caso, os órgãos competentes brasileiros devem, em breve, ter consolidado uma pesquisa, sobre o assunto, a nível nacional.

Leia mais:

Imagem de destaque
Tributação progressiva

Taxação dos super-ricos é aprovada em declaração de líderes do G20

Imagem de destaque
Decisão unânime

Jake Paul vê fúria de Mike Tyson, mas usa físico e vence lenda do boxe nos pontos

Imagem de destaque
Prestes a voltar à Casa Branca

Trump insinua candidatura para 3º mandato, o que é proibido pela Constituição

Imagem de destaque
Texto oficial

Meta climática do Brasil cita pela 1ª vez redução no uso de combustíveis fósseis


As outras sete recomendações feitas no relatório são as seguintes: a ratificação da convenção interamericana sobre assistência mútua em material penal; e da convenção da Organização das Nações Unidas contra a delinqüência organizada transacional; a implementação de um sistema de avaliação da eficácia dos programas de prevenção, tratamento e reabilitação de dependentes; a implementação do sistema nacional de administração de produtos controlados; a aprovação da lei que tipifica e sanciona o uso, tráfico e comercialização ilícita de munições.

Publicidade


Também foi recomendado incorporar, ao sistema nacional de informação de justiça e segurança pública (INFOSEG), informação nacional sobre tráfico ilícito de drogas, armas de fogo, lavagem de dinheiro, assim como o número de pessoas processadas e condenadas por aqueles delitos, e elaborar um registro de respostas às solicitações de extradição realizadas e recebidas relacionadas com o tráfico ilícito de drogas e lavagem de dinheiro.


Por último, o relatório afirma que a Polícia Nacional Antidrogas brasileira é uma estratégia inovadora, que conta com a participação dos estados e municípios, o que permitiu que se desenvolvesse, no âmbito da redução das demanda, programas com a ativa participação da sociedade civil.

O secretário nacional Antidrogas frisou que o Brasil adotou várias mediadas de acordo com as recomendações feitas pela CICAD na primeira rodada de avaliação 1999-2000. Como exemplo, ele citou a implantação do Observatório Brasileiro de Informação sobre Drogas (OBID), um sistema integrado que centraliza todas as informações sobre drogas do país.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo