Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Encontro Trinacional

Brasil, Argentina e Paraguai discutem gestão de água

Redação Bonde
03 jun 2007 às 17:29

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Começa neste domingo, às 19 horas, em Foz do Iguaçu, o 1º Encontro Trinacional para Gestão de Águas Fronteiriças e Transfronteiriças, Argentina-Brasil e Paraguai.

O evento, que termina na quarta-feira, está sendo promovido pelo governo do Paraná e a estatal Itaipu Binacional. Participam 300 técnicos dos três países que discutirão propostas comuns para a preservação e recuperação das Bacias do rio Paraná e bacia do rio Santo Antonio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu Binacional, Nelton Friedrich, essa é uma proposta "integracionista e oportunidade muito rica por tratar-se de um encontro de bacias entre três fronteiras.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


Além do aspecto ambiental, será discutido manejo mais adequado de solo e água. Somos vizinhos e precisamos ter ações comuns e permanentes no que diz respeita a uma região rara a todos nós". Friedrich disse que os participantes construirão uma agenda pró-ativa de ações conjuntas na área de recursos hídricos.


"A Bacia do Rio Paraná é comum ao Brasil e Paraguai, e a bacia do Santo Antônio faz divisa entre Brasil e Argentina. Este será o primeiro encontro Trinacional, realizado nesta região do país de forma integrada". Entre os temas previstos no cronograma do encontro, segundo o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, estão "Gestão de águas: marco constitucional e legal", "Acordos bilaterais, multilaterais e projetos no âmbito da Bacia do Prata", "Instrumentos de gestão" e "Casos e experiências na gestão de águas transfronteiriças", além de oficinas, visitas técnicas e eventos paralelos. O secretário vai apresentar a política ambiental paranaense, que, segundo ele, no ano passado implantou uma nova forma de gestão usando como referência as bacias hidrográficas.

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo