Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Saúde

Brasil é o 1º país a distribuir vacina contra rotavirus

Redação Bonde
16 abr 2006 às 18:04

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Brasil foi o primeiro país no continente a oferecer à população a vacina contra o rotavírus, gratuitamente, na rede pública de saúde. A informação foi dada nesta semana pelo secretário nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, em entrevista à Rádio Nacional. "O Brasil foi pioneiro e em seguida veio o Panamá. A Venezuela está disponibilizando (a vacina) também", afirmou.

O rotavírus tem sido o principal causador de diarréias em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. O vírus é transmitido por via fecal-oral, pela água ou alimentos, objetos contaminados, por contato pessoal e, principalmente, por via respiratória, ou seja, da mesma forma que o vírus da gripe.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Barbosa afirmou que a melhor idade para vacinar crianças contra o rotavirus é antes dos seis meses de idade. "A criança toma a primeira dose aos dois meses de idade e a segunda dose aos quatro meses. Crianças com mais de seis meses não devem tomar vacina contra o rotavírus porque não existem estudos que demonstrem a eficácia da vacina nessa idade", explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Segundo Barbosa, o Brasil o calendário de vacinação do Brasil é um dos mais completos do mundo. O país oferece dez vacinas que protegem as crianças de 14 doenças, além de dispor de 17 vacinas especiais para alguns grupos de crianças que têm algum tipo de doença imunológica ou que são alérgicas às vacinas tradicionais. "Essas vacinas especiais são oferecidas nos Centros de Referencia Imunológica Especiais presentes em todos os estados brasileiros".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo