O Iraque, abalado pela violência desde a invasão liderada pelos Estados Unidos, em 2003, é, ao lado dos empobrecidos Haiti, Mianmar e Guiné, um dos países mais corruptos do mundo, mostrou uma nova pesquisa divulgada pelo grupo Transparência Internacional (TI). E o Brasil, de acordo com o novo ranking, ficou mais corrupto.
A nova pesquisa divulgada pelo grupo mostrou que o Brasil caiu oito posições e ficou em 70º lugar no ranking total, e em 14º entre os países das Américas, atrás de Chile, Uruguai, Colômbia e Jamaica
Além do Brasil, muitos países tiveram piora significativa nas posições, incluindo Cuba, Israel, Jordânia, Laos, Trinidade e Tobago, Tunísia e Estados Unidos.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
O grupo classifica 163 países com base na percepção de corrupção entre autoridades públicas e políticos, no chamado Índice de Percepção de Corrupção 2006 (CPI, na sigla em inglês).
O Haiti, país mais pobre do continente, foi o pior colocado da lista, abaixo de Iraque, Mianmar e Guiné.
Os melhores colocados são Finlândia, Islândia e Nova Zelândia, Dinamarca, Cingapura e Suécia.
Entre os países que tiveram grande melhora estão Argélia, República Tcheca, Índia, Japão, Letônia, Líbano, Paraguai, Eslovênia, Turquia, Turcomenistão e Uruguai.