Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Venezuela, Hugo Chávez, estarão reunidos no próximo dia 26, em Recife, para ratificar uma agenda de cooperação entre os dois países, para o desenvolvimento da indústria petrolífera.
Segundo a assessoria de Imprensa da Petrobras, no Rio, a agenda faz parte da política de estreitamento das relações comerciais entre Brasil e Venezuela e foi discutida, na última segunda-feira, pelos ministros de Minas e Energia do Brasil, Dilma Rousseff, da Venezuela, Rafael Ramirez, pelo diretor internacional da Petrobras, Nestor Cerveró, e pelo presidente da PDVSA, Ali Rodrigues.
A cooperação deverá ocorrer nas áreas de refino e comercialização de óleos pesados; exploração e produção na Venezuela; intercâmbio tecnológico e atividades conjuntas nas áreas de gás natural e petroquímica.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
As duas empresas estão definindo, em conjunto, um cronograma de atividades e a metodologia de trabalho.
Os ministros insistem para que o encontro de Recife seja o mais objetivo possível e que as decisões sejam tomadas a partir de projetos concretos, que possam ser tocados rapidamente.
Representantes da Petrobras e da PDVSA já começaram a organizar grupos de trabalho que discutirão as providências para que os negócios se concretizem com a velocidade esperada.