Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tsunami

Brasil está enviando ajuda para vítimas do maremoto

30 dez 2004 às 09:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo brasileiro vai prestar ajuda humanitária aos países atingidos pelos maremotos no Sul da Ásia. A primeira remessa de 8 a 10 toneladas de alimentos da Companhia Nacional de Abastecimento e de 6 a 8 toneladas de medicamentos do Ministério da Saúde seguem nesta quinta-feira (30) num avião da Força Aérea com destino a Bangoc, na Tailândia.

O carregamento do material na aeronave tipo KC 707 da FAB, será às 15 horas, na Base Aérea de Brasília. A decolagem está prevista para as 20 horas. As informações são da Assessoria de Imprensa do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O número de mortos causadas pelas ondas gigantes pode ultrapassar os 80 mil. Os tsunamis são gerados por abalos sísmicos. O foco do terremoto foi localizado a 40 quilômetros de profundidade, na costa oeste da ilha de Sumatra, a 1.620 quilômetros da capital da Indonésia, Jacarta, provocando as ondas gigantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez

Imagem de destaque
Atrapalhando o aprendizado

ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino

Imagem de destaque
Veja os detalhes

Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025


Segundo o pesquisador do Observatório Simológico da Universidade de Brasília, Vazile Marza, não havia um sistema de alerta na região do Oceano Índico, o que poderia minimizar a tragédia na região. "Estes tsunamis eram mais fáceis de serem avisados, mas faltou de um sistema de alerta no Oceano Índico, apesar que o centro de alerta do Oceano Pacífico detectou o terremoto e chegou à conclusão que ele era capaz de gerar um tsunami, mas não teve meios para se comunicar com os países do Oceano Índico sobre esta possibilidade", explicou em entrevista à Rádio Nacional AM.

Publicidade


A ajuda humanitária enviada pelo governo terá como destino a mesma cidade onde estão os corpos da diplomata brasileira Lys Amayo de Benedek e de seu filho Gianluca, de 10 anos, que morreram no desastre. A embaixada do Brasil na Tailândia ainda procura informações de outros brasileiros que estavam na região.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou mensagens de solidariedade aos chefes de Estado e de Governo da Indonésia, Índia, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Malásia, Tailândia, Mianmar e Bangladesh - os principais países atingidos na noite de sábado (25) pelo maior terremoto dos últimos 40 anos, que atingiu 9 graus na escala Richter.

Informações da ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo