Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais barato

Brasil já vende mais CDs piratas que originais

Redação Folha News
23 jun 2005 às 18:55

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Segundo estudo divulgado nesta quinta-feira, em Madri (Espanha) pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), a taxa de pirataria no País superou as vendas de cópias legais e atingiu 52% do total, mesmo com uma recuperação parcial do mercado nacional.

A IFPI destaca que a quantidade pirateada permite chegar a constatação de que um em cada três discos musicais vendidos no mundo é ilegal, o que corresponde a um valor de mercado de US$ 4,6 bilhões em 2004, ante US$ 4,5 bilhões no ano anterior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o relatório, as vendas ilegais ultrapassaram as vendas legais em 31 países, sendo que o Paraguai liderou o ranking de pirataria inaceitável, com a taxa de 99% dos CDs pirateados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster

Imagem de destaque
Mais procurados

Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024

Imagem de destaque
Confirmado

2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus

Imagem de destaque
Fez poucas aparições em 2024

Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez


Na seqüência, apareceram, entre os países onde a IFPI recomenda prioridade no combate à pirataria, a China (85% de CDs piratas), Indonésia (80%), Ucrânia (68%), Rússia (66%), México (60%), Paquistão (59%), Índia (56%), Brasil (52%) e Espanha (24%).


O relatório aponta que os esforços da indústria na luta contra a pirataria contribuíram para a apreensão de linhas de fábricas de CD com capacidade de fornecimento de 380 milhões de discos, ou seja, a metade do mercado musical total dos Estados Unidos. Também foram realizadas apreensões recordes de gravadores de CDs, que duplicaram em 2004, para 28.350 unidades.

De acordo com a federação internacional, as operações piratas estão se tornando mais numerosas, à medida que a pirataria de discos vem se voltando de maneira crescente para laboratórios de menor escala envolvidos na duplicação em alta velocidade de CD-Rs. Este tipo de pirataria, que predomina na América Latina, no sul da Europa e na Índia, aumentou 6% em 2004.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo