Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Governo Lula

Brasil planeja investir quase US$ 1 bilhão em Cuba

Redação Bonde
15 jan 2008 às 17:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar novos investimentos em Cuba durante sua segunda visita oficial ao país.
Na chegada a Havana, na noite de segunda-feira, Lula foi recebido no aeroporto pelo chanceler cubano, Felipe Roque Perez. Durante a viagem, o presidente deve anunciar quase US$ 1 bilhão em financiamentos brasileiros para setores como construção de rodovias, empreendimentos hoteleiros, produção de medicamentos e vacinas e importação de alimentos.

A viagem, de acordo com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deve dar "mais substância econômica" à relação entre os dois países. O ministro disse, na Cidade da Guatemala (primeira parada da viagem presidencial), que a relação entre Brasil e Cuba "politicamente sempre foi excelente, mas talvez tivesse menos substância econômica do que poderia ter".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Petrobras também estuda investimentos na setor de petróleo, como a prospecção no Golfo do México em associação com a estatal cubana de petróleo e outros empresas estrangeiras, além da construção de uma fábrica de lubrificantes. O mais provável, porém, é que durante a viagem seja assinado apenas um acordo que cria o marco legal para posssibilitar a realização desses investimentos no futuro.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


Na primeira visita de Lula a Cuba, em setembro de 2003, vários investimentos anunciados não se concretizaram. Amorim disse que "essas coisas levam tempo para se consolidar".


Acompanham o presidente na viagem os ministros das Relações Exteriores, Celso Amorim, da Saúde, José Gomes Temporão, da Educação, Fernando Haddad, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Miguel Jorge, e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, além do assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia.

As informações são da BBC Brasil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo