O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Jacinto Ferreira, acredita que é possível aumentar o estoque de alimentos enviado à Tailândia como ajuda humanitária. O governo mandou, nesta quinta-feira, oito toneladas de açucar, macarrão, arroz e óleo de soja àquele país.
"É possível aumentar este volume. Tudo depende da reunião que ocorrerá nesta sexta-feira, às 10 horas. O comitê da crise decidirá. Mas a Conab está preparada", assegura. De acordo com Ferreira, a companhia tem 1.500 toneladas de alimentos disponíveis como estoque emergencial.
A remessa faz parte do auxílio brasileiro aos países da Ásia e África atingidos por um maremoto no último fim de semana. Para Ferreira, além da ajuda, o Brasil pode estar abrindo as portas para o mercado asiático. "Esse auxílio pode facilitar as exportações para esses países", admite.
Leia mais:
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
ONU vê militarização de escolas como ameaça ao direito de ensino
Pantone declara 'Mocha Mousse', marrom suave e evocativo, como a cor do ano 2025
Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local
O maremoto, que matou cerca de 100 mil pessoas, foi causado por um tremor que atingiu 9.0 graus na escala Richter. As ondas chegaram a dez metros de altura. Milhares de pessoas que foram arrastadas pela água ou que estavam no mar ainda estão desaparecidas.