Uma pesquisa realizada pelo International Wine and Spirit Record, de Londres, prevê que até o ano de 2011 os brasileiros estarão bebendo 369 milhões de litros de vinho por ano, um aumento de 12,3% em relação a 2005.
Enquanto o consumo da bebida cai em países considerados grandes produtores de vinho, como Argentina, Chile e Uruguai, o interesse pelo vinho no Brasil está crescendo e o país já é o segundo maior consumidor da América Latina.
A Argentina segue liderando na região, apesar da previsão de uma queda acentuada no volume de vinho consumido no país a longo prazo.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
O relatório foi encomendado por uma das maiores feiras de vinhos do mundo, a Vinexpo, que começa em Bordeaux, na França, na semana que vem.
Panorama mundial
Os expositores já começarão o evento sabendo que as vendas de vinho em todo o mundo devem crescer 45% até 2010 e que os Estados Unidos tomarão o lugar da Itália como o país onde mais se bebe vinho.
A pesquisa também prevê que China e Rússia entrarão para a lista dos dez maiores mercados de vinho nos próximos três anos.
Pela primeira vez, a Vinexpo analisou também o consumo por tipo de vinho e descobriu que o vinho tinto representa mais da metade do vinho bebido no mundo, e sua popularidade deve continuar crescendo até 2010.
O vinho rosé também está atraindo cada vez mais apreciadores, enquanto o branco deve se manter estável, responsável por cerca de 40% do consumo mundial.