Quando pensamos em pessoas que trabalham com a voz, cantores, atores e professores são os exemplos mais lembrados. Mas cerca de 70% da população ativa têm na voz o instrumento de trabalho mais exigido, mesmo que ela não seja o foco de suas atividades.
Para se ter uma idéia de como a saúde vocal pode interferir no cotidiano de cada um fica uma pergunta: ''Já passou um dia sem falar?''. Mas, um grito exagerado pode causar sérios problemas à saúde vocal.
A rouquidão é o primeiro sinal de algo está errado. Dos 15 mil casos de câncer de laringe registrados anualmente no Brasil, oito mil são fatais.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Com o objetivo de orientar e prevenir a população contra as doenças que atingem o aparelho vocal, a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz lança o 1º Dia Mundial da Voz.
''Os cuidados com a voz se estendem a todos, especialmente às crianças e aos adolescentes, que não controlam seu potencial vocal'', afirma o presidente da entidade, José Antônio Pinto.
Para comemorar a data, hoje profissionais da voz dos cinco continentes realizarão exames e avaliações vocais na população, e promoverão palestras, cursos e eventos para difundir o tema ''Trate sua voz com carinho'' - carro-chefe da campanha brasileira.