Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
IBGE

Brasil tem 27,2% da população com idade até 14 anos

Redação Bonde
19 mar 2005 às 16:57

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dados da Síntese de Indicadores Sociais 2004, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, embora a taxa de fecundidade tenha caído "consideravelmente" nas últimas décadas, em 2003, o país tinha 47,2 milhões de crianças na faixa etária de até 14 anos, ou seja, 27,2% da população, de cerca de 180 milhões de pessoas.

Os adolescentes de 15 a 17 anos somavam 10,4 milhões (6% da população), enquanto os jovens de 18 a 24 anos totalizavam 23,4 milhões (13,4%).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nas regiões Norte e Nordeste do país, no entanto, o percentual de jovens de até 14 anos era maior em 2003 do que no total do país. Nos estados do Maranhão e de Alagoas chegava a quase 34% do total da população. O IBGE considera os dois estados os mais "jovens" do Brasil.

Leia mais:

Imagem de destaque
durante uma festa do rapper

Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro

Imagem de destaque
Análise

Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas

Imagem de destaque
Previsão da ONU

La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência

Imagem de destaque
Dos EUA

Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster


Os dados indicam também que, em 2003, havia em 51% das famílias brasileiras pelo menos uma criança na faixa etária de zero a 14 anos, ou seja, pessoas em fase de crescimento biológico e psicossocial e, portanto, com necessidades nutricionais e educacionais mais delicadas. Ainda assim, 38% delas viviam com rendimento familiar per capita de até meio salário mínimo.

Enquanto em alguns estados nordestinos esse percentual chegava a 65%, no Sul e no Sudeste a proporção em alguns estados chega a cair para apenas 14,8% das famílias. A pesquisa constatou também que apenas 2,8% das famílias brasileiras têm rendimento per capita superior a cinco salários mínimos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo