Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Dados do IBGE

Brasil tem só 404 delegacias de atendimento à mulher

Bonde, com informações da Agência Brasil
12 nov 2003 às 13:52

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar da preocupação constante de Organizações Não-governamentais (Ong´s) e de autoridades de governo com a questão da violência contra as mulheres, apenas 7,3% dos 5.560 municípios brasileiros possuem Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.

Neste percentual estão incluídos todos os 32 municípios com mais de 500 mil habitantes. Os da região Sudeste aparecem com o maior número desse tipo de delegacia. Das 404 delegacias de atendimento à mulher existentes no país, 212 estão em municípios do Sudeste.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados constam da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2001, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia mais:

Imagem de destaque
País que mais mata jornalistas

Jornalista paranaense é assassinado a tiros no México, diz imprensa local

Imagem de destaque
Spartans

Time de vôlei dos EUA sofre boicote e atrai polêmica sobre participação de transgêneros em esportes

Selton Mello e Fernanda Torres estrelam novo filme de Walter Salles
Citado

'Ainda Estou Aqui' é incluído na NBR, prêmio tradicional da crítica americana

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino


Já os Conselhos Tutelares, que garantem o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes e cuja implantação é obrigatória, estão presentes em 68% dos municípios do país.

Publicidade


Os Conselhos Tutelares são o órgão de justiça com maior presença entre os municípios com até 5 mil habitantes (53,6%) e existem em todos os municípios com mais de 500 mil habitantes no país.


A pesquisa destaca a expressiva quantidade de novos conselhos tutelares criados no país entre 1999 e 2001. O percentual passou de 55% em 1999 para 68,3% em 2001.


Os Juizados de Pequenas Causas aparecem em 34% dos municípios, sendo que em torno de 40% dos municípios nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, de 28,3% no Norte e 19,8% no Nordeste.

De acordo com o IBGE, entre 1999 e 2001 todos os municípios brasileiros registraram aumento da presença dos órgãos de justiça e segurança, com exceção dos órgãos de defesa do consumidor, que apresentaram estagnação. Os Conselhos Tutelares tiveram, segundo a pesquisa, o maior crescimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo