O astronauta Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a chegar ao espaço, afirmou em sua segunda comunicação com os encarregados brasileiros da missão --realizada na noite de domingo-- estar "100% adaptado ao espaço" e ter sentido "muito orgulho" ao ver o Brasil da ISS (sigla em inglês para Estação Espacial Internacional).
O astronauta brasileiro não precisou tomar o remédio para o enjôo que normalmente acomete os recém-chegados ao espaço, e disse ter conseguido dormir.
Pontes e outros dois astronautas partiram às 23h29 de quinta-feira (30) (horário de Brasília) da base de Baikonur, no Cazaquistão. Para o astronauta brasileiro a missão durará 8 dias.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
O astronauta já executou duas experiências - Germinação de Sementes em Microgravidade e Nuvens de Interação Proteica.
A experiência Seeds – Sementes de Feijão, da Secretaria de Educação de São José dos Campos (SP) – consiste na observação do crescimento de feijão em algodão com água em ambiente de microgravidade. No mesmo período, alunos de escolas de São José dos Campos poderão acompanhar o desenvolvimento do mesmo experimento.
A , da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (Embrapa), será feita com uma espécie do cerrado, a Astronium Fraxinifolium (gonçalo-alves). O objetivo é analisar o efeito da microgravidade sobre o processo germinativo, ampliando o conhecimento sobre a espécie nativa e aprimorando técnicas para a preservação ambiental e o uso sustentável. Os dois experimentos estarão em observação até 7 de abril.
Nuvens de interação protéica é responsável pelo brilho dos vagalumes e por matéria-prima. O resultado permitirá a obtenção de medicamentos de ação mais rápida, a identificação de microorganismos causadores de doenças em reservatórios de abastecimento de água e até a busca de vida em outros planetas. O experimento terá duração de três dias.
Fonte: France Presse