Professores e universitários brasileiros do curso de Letras poderão intensificar seus estudos em terras japonesas. O portal Universia (www.universia.com.br), parceiro do Bonde Educação (www.bonde.com.br/educacao), publica informações sobre como conseguir bolsas do Governo do Japão. As inscrições estão abertas para duas modalidades do programa Monbukagakusho: o MEXT (Treinamento para Professores do Ensino Fundamental e/ou Médio) e o de Língua e Cultura Japonesa, e vão até o dia 15 de fevereiro.
O conteúdo do portal informa que os professores, coordenadores ou diretores de escolas do Ensino Fundamental e Médio, que possuem conhecimento do idioma japonês ou inglês e se interessam em produzir pesquisas sobre Educação, podem se inscrever na modalidade MEXT. Os bolsistas receberão passagem de ida e volta, isenção de taxas escolares, o valor mensal de 170 mil ienes nos primeiros 13 meses e de 160 mil ienes a partir do segundo ano.
Já para o programa de Língua e Cultura Japonesa, poderão participar universitários do curso de Letras, com habilitação neste segmento. Os estudantes contemplados ganharão um auxílio mensal de 134 mil ienes, além de passagem aérea de ida e volta e isenção de taxas escolares.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
No endereço www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=4291 é possível conferir mais detalhes sobre cada programa. Outras oportunidades de bolsas de estudo, tanto no Brasil como no exterior, estão no Canal Mobilidade, em www.universia.com.br/mobilidade.
Universia
A Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.056 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade, incentivo à formação, desenvolvimento dos meios científico e acadêmico, e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário.