Da plataforma de lançamento e aterrissagem do porta-aviões USS Abraham Lincoln, o presidente dos Estados Unido, George W. Bush, declarou, na quinta-feira, que o "Iraque está livre" e os combates em larga escala no país terminaram.
"Nessa batalha, lutamos pela liberdade e pela paz no mundo", disse Bush às tropas que estão no USS Abraham Lincoln, em um discurso transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão.
"Nossa nação e nossos aliados prevaleceram e estamos muito orgulhosos", continuou. "Agora, nossa coalizão está comprometida em restituir a segurança e reconstruir o Iraque".
Leia mais:
Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil
Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial
Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país
Japão recolhe réplica de espada de Harry Potter por violação da lei de armas
Embora afirmando que o Iraque estava, enfim, livre, o presidente alertou para o fato de que a consolidação da paz no Iraque será demorada.
Bush também descreveu a guerra de seis semanas no Iraque como "uma vitória no combate ao terrorismo, que começou em 11 de setembro de 2001, quando os Estados Unidos foram atacados".
O USS Lincoln está a caminho da base naval em North Island, nas proximidades de San Diego, na Califórnia, após permanecer no mar por cerca de 10 meses, participando de operações no Afeganistão e no Iraque.