Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
'El Pais' afirma

Bush tem consultoria de amigos para reconstruir Iraque

Bonde, com informações da Agência Brasil
01 out 2003 às 17:34

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Um grupo de amigos e pessoas próximas ao presidente norte-americano George W. Bush e a seus familiares estabeleceram as bases de uma consultoria para dar conselhos sobre negócios no Iraque.

Como já sugere o próprio nome - New Bridge Strategies - a organização se propõe a ser uma ponte estratégica a empresas norte-americanas que querem investir no rico solo iraquiano. Esta informação foi publicada no principal jornal da Espanha, o El Pais, na edição dessa quarta-feira.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No território, em grande parte dominado pelas forças de ocupação norte-americanas, estão em jogo bilhões de dólares.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Há poucos dias, foi aprovado nos Estados Unidos o orçamento da ordem de 89 bilhões de dólares para a manutenção das tropas de ocupação e a reconstrução do Iraque. Por outro lado, o Banco Mundial estima que serão necessários 55 bilhões de dólares somente para investir na reconstrução do país, até 2007.

Publicidade


A empresa dos amigos de Bush tem sede em Washington e Bagdá e é liderada por Joe Allbaugh. Ele é o ex-chefe da campanha de Bush à presidência e ex-chefe da assessoria pessoal do mandatário norte-americano desde o tempo em que governava o Texas.


Entre os outros sócios da consultoria New Bridge Strategies estão Edward Rogers e Lanny Griffith, assessores do ex-presidente George Bush sem o W no meio do nome, ou seja, o pai do atual presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.


O governo norte-americano já autorizou contratos multimilionários para a reconstrução de infra-estruturas e instalações petrolíferas.

Uma das empresas mais beneficiadas até agora, segundo o jornal madrilenho, foi a Halliburton, que era dirigida nada menos do que pelo atual vice-presidente dos Estados Unidos, Dick Cheney. Esta empresa conseguiu dois contratos que somam 1,7 bilhão de dólares, sem ter de enfrentar licitação e bater preços com concorrentes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo