O Porto de Paranaguá é o novo canal de escoamento da cachaça produzida em Santo Antônio da Platina, cidade do Norte Pioneiro do Paraná. Um acordo comercial fechado com empresas norte-americanas vai levar mais de 11 mil litros do produto para a Califórnia, de onde segue para Nova York e Flórida.
A cachaça produzida em Santo Antonio da Platina é envasada em Curitiba, onde fica a sede da empresa, e será exportada em contêineres. No primeiro lote, serão enviadas 960 caixas do produto, que passa por um processo diferenciado para atender às exigências do mercado estrangeiro.
De acordo com importadores, a cachaça que vai para os EUA é bidestilada e tem um sabor muito agradável. O consumo será garantido porque o produto já foi aprovado pelos americanos.
Leia mais:
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
Olimpíadas e chuvas no Sul dominaram as buscas do Google em 2024
2024 é o ano mais quente da história da humanidade, calcula observatório Copernicus
Kate Middleton fala do câncer pela primeira vez
A cachaça do Paraná será exportada para os Estados Unidos através de operações conteneirizadas, segmento que obteve no Porto de Paranaguá variação positiva de 23% no acumulado do ano em comparação a 2005, entre importações e exportações. Só os embarques de contêineres registraram aumento de 28% entre janeiro e 22 de junho e os desembarques de 18% em igual período.