Termina neste domingo, dia 18, o prazo de cadastramento dos celulares pré-pagos pelos seus usuários junto às prestadoras e a partir de segunda-feira os aparelhos que não tiverem sido cadastrados serão bloqueados para chamadas, mas poderão receber ligações durante trinta dias e, somente depois desse prazo, a persistir o não cadastramento, os aparelhos serão completamente bloqueados.
Para conseguir o desbloqueio do aparelho após o prazo de cadastramentop, o usuário deverá pagar uma taxa de R$ 5, por meio de débito em seus créditos pré-pagos ou por depósito bancário, em conta a ser posteriormente divulgada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Segundo ato da Anatel, que será publicado no Diário Oficial da União na segunda-feira, se for constatada inconsistência nas informações cadastrais e o usuário se negar a retificá-las junto à prestadora, a empresa poderá efetuar o bloqueio imediato das chamadas originadas, obedecendo o prazo de trinta dias para posterior bloqueio das chamadas recebidas, caso a recusa de cadastro seja mantida.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Segundo dados da Anatel, o serviço pré-pago conta hoje com 35.357.004 linhas em todo o País, o equivalente a 76,24% da telefonia celular. Desde a edição da lei que determinou o cadastramento obrigatório dos celulares pré-pagos, em julho de 2003, 90% dos usuários já realizaram o cadastramento.
Bonde, com informações da Agência Brasil