O Brasil já tem mais de 100 mil doadores de medula óssea. Os dados são do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que mostram que o número de doadores aumentou 61% desde o lançamento, em junho, da Campanha Nacional de Captação de Doadores de Medula Óssea.
Idealizada para ampliar o cadastro de doadores, a campanha atraiu 40 mil novos doadores desde que foi lançada. No total,105 mil brasileiros estão inscritos no cadastro de doadores.
Cerca de 800 pacientes aguardam a doação de uma medula compatível. As chances de se encontrar um doador compatível é de uma em 100 mil em nível nacional. O Inca procurou regionalizar a campanha de doações, já que assim as chances de compatibilidades são maiores, passando para 1 em 10 mil.
Leia mais:
Em nova acusação contra Diddy, homem diz que foi drogado e estuprado em carro
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
Polarização é palavra do ano de 2024 para dicionário Merriam-Webster
No próximo ano, o Instituto pretende realizar campanhas em Manaus e Belém, na região Norte e retomar a campanha na região Nordeste.
Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos, com boa saúde, pode doar medula óssea. Ela é retirada do interior de ossos da bacia, através de punções e se recompõe em apenas 15 dias. A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas.
Informações sobre a campanha podem ser obtidas na Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado, ou no site www.inca.gov.br.