Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
De Cara Limpa

Campanha orienta jovens sobre cuidados com a acne

Redação Bonde
17 mai 2007 às 20:36

Compartilhar notícia

Os especialistas recomendam que as pessoas com pele oleosa optem pelo uso de sabonetes e loções desengordurantes - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a acne atinge cerca de 18 milhões de brasileiros entre 13 e 18 anos, e precisa de acompanhamento médico específico. Para auxiliar os jovens, a Stiefel – líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de produtos dermatológicos – em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia/PR (SBD/PR) desenvolveu a campanha "De Cara Limpa" 2007 para orientá-los sobre as causas e incentivar a visita ao dermatologista. A ação terá início no próximo sábado (19) e contará com informações no site www.decaralimpa.com.br, anúncios em mídia eletrônica e inserções nas salas de cinema da Rede Cinemark, de Curitiba.

Informação - A acne, popularmente conhecida como espinha, pode gerar problemas físicos (cicatrizes) e psicológicos (depressão, timidez, baixa auto-estima e desânimo) nos jovens. Os adolescentes acabam se isolando da família, deixam de namorar ou sair com os amigos por vergonha. "Nosso objetivo é conscientizar os jovens que a acne é uma doença que tem tratamento e precisa ser acompanhada por um dermatologista que irá orientar qual o melhor tratamento para cada caso", diz Marcelo Pontello, gerente de produto da Stiefel e responsável pelo projeto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para estreitar o relacionamento com o público adolescente, a Stiefel desenvolveu o site, onde os adolescentes podem trocar experiências, levantar informações sobre a doença, checar quais as principais causas e os cuidados que devem tomar para não agravar o quadro. O portal foi considerado o melhor website da indústria farmacêutica em 2006 por oferecer dicas e serviços de forma simples e direta sobre a doença. "Procuramos elaborar uma página interessante e atrativa onde os jovens pudessem buscar informações e esclarecer suas dúvidas sobre as causas e tratamentos contra a doença", explica Maria Ângela, gerente geral da Stiefel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Saiba mais

Tarifas em governo Trump 2 podem provocar invasão de produtos chineses no Brasil

Imagem de destaque
Impostos

Rupert Grint, de Harry Potter, deve pagar R$ 14 milhões em batalha judicial

Imagem de destaque
Entenda

Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país


Acne - A acne acontece principalmente na adolescência, mas também pode ser detectada na infância e na fase adulta. Trata-se de uma inflamação da pele, comum nas regiões onde o corpo apresenta mais glândulas sebáceas (produtoras de sebo e responsáveis pela oleosidade da pele), como na face, costas, peito, ombros e pescoço. A alteração da pele ocasiona a formação de cravos – como resultado da obstrução dos folículos pilo-sebáceos (poros da pele) –, espinhas (as chamadas pústulas), nódulos ("caroços" doloridos e profundos) e cistos.

Publicidade


Entre os fatores que contribuem para o aumento da produção de sebo ("gordura" ou "óleo") pelas glândulas sebáceas destacamos as alterações hormonais próprias da adolescência , a herança genética, estresse e exposição excessiva ao sol. Os especialistas recomendam que as pessoas com pele oleosa evitem produtos gordurosos e optem pelo uso de sabonetes e loções desengordurantes, bem como gel de limpeza, que ajudam a manter o equilíbrio da pele. O uso de produtos com base oleosa pode agravar o quadro clínico, facilitando a formação de acne. É importante ressaltar, que os pacientes com acne devem utilizar produtos "não comedogênico", ou seja, que não obstruam os poros.


Cuidados diários

Publicidade


· Manhã e Noite – lave o rosto com sabonete secativo ou gel de limpeza, de preferência indicados por um dermatologista, deixando a pele com aspecto saudável. É importante a remoção dos resíduos da poluição e da maquiagem.


· Prefira produtos isentos de óleo ou de base aquosa, que não causam a obstrução dos poros.

· Na hora de lavar o rosto é importante prestar atenção na temperatura da água. Ela não deve estar nem muito quente e nem muito gelada. Ao secar a pele, evite esfregar a toalha, pois pode causar irritação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo